Quais são os principais transtornos de ansiedade?

A cada ano aumentam os quadros de ansiedade no mundo. Uma grande preocupação é que o Brasil é o segundo país mais ansioso de toda a América Latina. Por isso, não é de surpreender que você seja uma pessoa com esse mal ou conheça alguém assim. Porém, não há apenas um tipo desse distúrbio, sabia?

Conheça hoje quais são os principais transtornos de ansiedade e veja se algum desses problemas está acontecendo com você, um amigo ou ente querido.

Quais os principais transtornos de ansiedade?

Entre quadros mais recorrentes de transtornos de ansiedade estão os seguintes casos: Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC); Transtorno do Pânico; Fobia Específica; Fobia Social e Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT).

Uma pessoa pode sofrer com mais de um tipo de ansiedade no mesmo período. Veja melhor como ocorre a manifestação de cada um. 

1- Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)

 

Nesse transtorno de ansiedade uma pessoa apresenta pensamentos e atitudes compulsivas. Ao ter uma obsessão ela realiza atos repetitivos na tentativa de aliviar o seu estresse.

 

Em geral, a pessoa com esse distúrbio de ansiedade costuma contar, lavar, verificar, guardar e medir itens a todo instante. Sua busca é alcançar uma simetria perfeita ou evitar possíveis contaminações.

 

 

2- Transtorno do Pânico


Uma pessoa que apresenta síndrome ou transtorno do pânico tem crises de ansiedade com frequência. Durante esse período ela sente um medo incomensurável, acha que perderá o controle de si e acredita que sua morte está perto.

Ocorrem também sintomas físicos como: falta de ar, palpitações, taquicardia, sufocamento, suor excessivo, calafrios, ondas de calor, formigamento, tremores, enjoo, dor de estômago, náuseas, aperto ou dor no peito. Devido a esses sinais, o paciente não consegue crer que o problema é de origem mental.

3-  Fobia Específica

Esse transtorno de ansiedade pode ser manifestado de várias maneiras. Em geral, o indivíduo sente um grande pavor de itens, animais ou situações específicas. Não é apenas um medo comum, a pessoa apresenta um quadro clínico evitando a todo custo o objeto de sua fobia.

 

Alguns tipos de fobia específica incluem: baratas, aranhas, animais, sangue, injeções, altura, voar ou medo de ambientes naturais.

4- Fobia Social

Quando alguém apresenta fobia social, ela teme intensamente eventos, festas ou ocasiões em que esteja perto de muitas pessoas. Por isso, o paciente evita ao máximo esses momentos e quando comparece apresenta-se muito ansioso a todo instante.


Seu maior temor é receber avaliações negativas dos demais, ser rejeitada, envergonhada ou humilhada pelas pessoas no ambiente. Em geral, esse medo é infundado e está apenas nos pensamentos do indivíduo.

 

5- Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT)

É um quadro em que a pessoa rememora constantemente um trauma. Há pesadelos, pensamentos e crises nos quais o paciente apresenta a mesma sensação de pânico ocorrida durante o seu trauma.

Esse distúrbio pode vir de ocasiões em que houve risco de morte, como: assalto, acidentes, desastres naturais ou presenciar assassinatos.   

Ao saber quais são os principais transtornos de ansiedade podemos perceber que esse distúrbio possui várias ramificações. Caso apresente algum desses sintomas ou reconheça em alguém próximo, não deixe de consultar um especialista o quanto antes. Saúde mental também é saúde.

Para melhorar os quadros de ansiedade, uma alternativa natural e completamente legalizada pela ANVISA é utilizar Triptopax.

Ele não prejudica a saúde, não tem efeitos adversos ou causa dependência. Além disso, ainda regula o humor, melhora o ciclo de sono e evita o estresse. Faça o teste!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *