Saiba as causas da depressão

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem 322 milhões de pessoas no mundo sofrendo com crises depressivas. Essa doença é um dos maiores problemas do século XXI, porém como será que ela surge? Saiba hoje as causas da depressão e aprenda o que fazer caso tenha este distúrbio.

 

A rotina nas cidades envolve muito estresse e ansiedade. Com a ocorrência diária desses problemas, é comum que a pessoa acabe triste e desanimada. Assim, está a um passo de desenvolver a depressão.

 

Conheça as 5 principais causas da doença e identifique se alguma dessas situações ocorreu com você ou com alguém querido.

Quais são as causas da depressão?

Não existe apenas um grupo de fatores causam depressão. Cada pessoa tem um tipo de cotidiano diferente que pode levar a momentos de apatia contínua. Sendo assim, a tristeza prolongada pode evoluir para um quadro patológico.

Contudo, alguns casos são os mais recorrentes e podem ser o que causa depressão para muitos. Veja os 5 motivos mais comuns para desenvolver crises depressivas.

  1. Momentos traumáticos

 

Quando alguém passa por um trauma, ficam cicatrizes emocionais. Pode ser a situação de um abuso físico, um assalto, sequestro relâmpago ou a perda de um familiar muito próximo.

 

Os momentos traumáticos são diferentes para cada pessoa. Porém, o que eles têm em comum é marcar de forma negativa a vida de alguém. Além disso, relembrar esse caso provoca dor e tristeza que podem evoluir para a depressão.

2. Alguns remédios controlados

Determinados medicamentos podem afetar a química orgânica. Ao diminuir a síntese de serotonina, o hormônio do prazer e bem-estar, o corpo sente as consequências e responde com crises depressivas.

 

Entre esses remédios podem ser listados: Zocor, Prolopa, Zovirax e Xanax. Porém, é possível ajudar a regularizar a produção de serotonina, utilizando um suplemento natural. Ele não causa efeitos adversos e não tem químicas abrasivas.

3. Doenças com risco de morte

Receber o diagnóstico de uma doença que pode levar ao falecimento sempre é algo complicado para alguém. Casos como: câncer, HIV, diabetes, Lupus etc., podem ser a causa da depressão de algumas pessoas.

 

Como o tratamento traz consequências desagradáveis, há muito sofrimento e negação. Ao saber que se tem essas enfermidades, é comum deixar o abatimento e o desânimo influenciarem no dia a dia, o que pode causar depressão.

 

  1. Alterações hormonais

 

Certas alterações hormonais acontecem em períodos como menopausa, gravidez ou pós-parto. Nessas fases há uma grande redução do estrogênio, que pode ser prejudicial para o organismo.

 

Por isso, as mulheres estão entre o grupo de risco para o desenvolvimento de crises depressivas. A depressão também afeta a química cerebral interferindo na produção de hormônios essenciais para o bem-estar.

 

  1. Relacionamentos abusivos

 

Um relacionamento abusivo acontece quando alguém agride verbal ou fisicamente outra pessoa em uma vida conjunta. Isso pode ocorrer entre casais, entre pais e filhos e até mesmo com amigos.

 

O agressor faz com que a vítima sinta que não tem valor e que apenas ele ou ela pode suportá-lo. Com isso,  aquele que sofre o abuso sente cada vez mais tristeza, permanece longe das pessoas queridas e sofre sozinho. Fatos que podem levar a um caso depressivo grave.

 

Ao saber as causas da depressão é possível evitar essas situações ou lidar melhor com elas. Vale lembrar que existem outros motivos que levam à depressão, porém todos causam um abalo profundo ao emocional e psicológico que geram a quadros depressivos.

 

Caso descubra que está com depressão, não tenha medo ou vergonha de procurar um psicólogo. A terapia ajudará a resolver essas mágoas acumuladas e fará com que você veja a vida de uma forma mais positiva.

 

Para ajudar em seu tratamento, experimente os suplementos naturais contra a depressão. Eles ajudam a regular o hormônio do prazer (serotonina) e melhoram seu humor sem agredir o organismo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *